IDENTIDADE VISUAL NORMAS GRÁFICAS Versão 03 | Maio 2024 DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARQUIVO HISTÓRICO
2 MARCA ESHTE • IDENTIDADE VISUAL • ENQUADRAMENTO HISTÓRICO • IDENTIDADE CORPORATIVA LOGÓTIPO • ASSINATURAS • COMPOSIÇÃO • CONSTRUÇÃO • TIPOGRAFIA COR • CÓDIGO DE COR • VARIAÇÕES CROMÁTICAS • POSITIVO E NEGATIVO • SOBRE FUNDOS • USO INDEVIDO ELEMENTOS GRÁFICOS • SÍMBOLO • PADRÕES SUB-MARCAS • CENTROS DE INVESTIGAÇÃO • POSITIVO E NEGATIVO 3 7 13 19 22 IDENTIDADE VISUAL | NORMAS GRÁFICAS
MARCA ESHTE IDENTIDADE VISUAL ENQUADRAMENTO HISTÓRICO IDENTIDADE CORPORATIVA
4 MARCA ESHTE IDENTIDADE VISUAL A identidade visual da marca ou imagem corporativa de uma organização é um conjunto de elementos visuais, verbais e emocionais que a distinguem dos seus concorrentes. O logótipo é o elemento visual mais reconhecível de qualquer marca. Deve ser único, simples e facilmente identificável e reconhecível. A escolha de cores, fontes e formas deve estar alinhada com a mensagem que a marca deseja transmitir aos seus públicos. Este documento é um guia orientador da identidade visual da marca ESHTE e visa simplificar e uniformizar a sua utilização nos diversos suportes necessários à atividade normal da Escola. Tem como objetivo garantir que o logótipo da Marca Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril é utilizado de forma coerente, mantendo todas as caraterísticas formais, garantindo assim uma identidade visual consistente e reconhecível por todos os interlocutores. Os elementos da imagem corporativa da ESHTE estão devidamente licenciados, devendo ser reproduzidos, nos diversos suportes, de acordo com as normas gráficas aqui expostas.
5 MARCA ESHTE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO No início do séc. XX, o Estoril e Cascais transformaram-se num destino turístico de renome internacional. Na década de trinta, passam a ser conhecidos como “Costa do Sol” e é criada a primeira região oficial de turismo do país, abrangendo a área de circunscrição do concelho de Cascais. A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) virá a ser criada em 1991. É uma Instituição Pública de Ensino Superior Politécnico, tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que forma profissionais qualificados nas áreas do Turismo e Hotelaria. 1.ºLogótipo 2.ºLogótipo
6 MARCA ESHTE IDENTIDADE CORPORATIVA Com as iniciais E.S.H.T.E. sempre presentes, o logótipo aposta na memorização desta abreviatura para um reconhecimento mais imediato e facilitado da instituição. O lettering utilizado deixa transparecer um certo humor, sem que com isso perca a sua institucionalidade. O símbolo garante à assinatura uma distinção maior, podendo ser interpretado como o sol das nossas praias, uma estrela, símbolo da qualidade, ou simplesmente um asterisco alusivo ao ensino. Se quisermos ir mais longe pode ainda representar um chapéu-de-sol, uma pessoa ou a luz de um fogo-de-artifício. A sua aplicação isolada garante uma enorme flexibilidade de utilização em situações e ambientes gráficos distintos, potenciando o reconhecimento da marca.
LOGÓTIPO ASSINATURAS COMPOSIÇÃO CONSTRUÇÃO TIPOGRAFIA
8 LOGÓTIPO ASSINATURAS SÍMBOLO E SIGLA VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL A identidade visual da marca ESHTE dispõe de três assinaturas: • Símbolo e sigla; • Assinatura vertical; • Assinatura horizontal. O uso de cada uma das versões deve ser aplicada de acordo com as necessidades. de aplicação da Versão Horizontal. As suas proporções, cores e tipo de letra deverão ser integralmente respeitadas, segundo as regras adiante definidas.
9 LOGÓTIPO COMPOSIÇÃO SIGLA SÍMBOLO DENOMINAÇÃO A identificação da marca da ESHTE assenta no reconhecimento de quatro atributos principais: 1) tipografia: utilização da fonte MetaPlus; 2) símbolo: eshterisco; 3) sigla: ESHTE; 4) denominação: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
10 LOGÓTIPO CONSTRUÇÃO A grelha constitui a base de contrução do logótipo, definindo as proporções entre os diferentes elementos. Apresenta ainda a área mínima de proteção do logótipo que deverá ser respeitada de forma a preservar a sua perfeita leitura e a manter a sua integridade visual. 26,5º 2X X
11 LOGÓTIPO DIMENSÕES MÍNIMAS SIGLA E SÍMBOLO 6 mm ASSINATURA VERTICAL 25 mm ASSINATURA HORIZONTAL 45 mm Os logótipos nas suas diferentes versões só poderão ser reduzidos até uma dimensão que não resulte na perda total ou parcial da sua legibilidade, preservando assim a sua identificação visual.
12 LOGÓTIPO TIPOGRAFIA Meta Plus Medium abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 0123456789 ! ? * # . : ; ( ) = - + « » A tipografia oficial é a Meta Plus Medium, sendo este o único tipo de letra que deve ser utilizado na representação da marca. Recomenda-se a utlização de minúsculas na maior parte das aplicações tipográficas diretamente relacionadas com a identidade visual da marca. Montserrat Regular abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 0123456789 ! ? * # . : ; ( ) = -+ « » Montserrat Bold abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 0123456789 ! ? * # . : ; ( ) = -+ « » Para documentos de comunicação interna e externa sugere-se a fonte Montserrat Regular, para blocos de texto e a Montserrat Bold para títulos, subtítulos e destaques.
COR CÓDIGO DE COR VARIAÇÕES CROMÁTICAS POSITIVO E NEGATIVO SOBRE FUNDOS USO INDEVIDO
14 COR CÓDIGOS DE COR A cor é um atributo fundamental que deve ser escrupulosamente respeitado de forma a manter a integridade visual da marca ESHTE. Aqui são indicadas as cores diretas e as suas correspondências em RGB, CMYK e HEX. PANTONE 130 C CMYK 0 | 25 | 100 | 0 RGB 253 | 195 | 14 HEX fdc300 PANTONE 186 C CMYK 0 | 100 | 100| 20 RGB 192| 13 | 13 HEX c00d0d PANTONE Cool Grey 8 CMYK 0 | 0 | 0 | 60 RGB 128 | 130 | 133 HEX 878787
15 COR VARIAÇÕES CROMÁTICAS Variações cromáticas do logótipo consoante o fundo de cor institucional. O logótipo da ESHTE é composto por três cores: amarelo, vermelho e cinzento. Quando aplicado sobre essas mesmas cores, é usada a sua versão a preto ou branco, ou uma exceção a branco com o eshterisco a amarelo. Essas exeções acontecem em fundo vermelho e cinzento.
16 COR POSITIVO E NEGATIVO O logótipo da ESHTE existe a preto e branco, em positivo e negativo, respetivamente. Embora estas versões sejam secundárias, elas devem ser usadas sempre que: • o fundo não seja branco ou preto; • a reprodução a cores não possa ser usada por questões de legibilidade e contraste; • a reprodução a cores não possa ser usada por questões técnicas de produção.
17 COR VARIAÇÕES CROMÁTICAS SOBRE FUNDOS: Claros Escuros Médios Fotográficos
18 COR USO INDEVIDO A correta utilização do logótipo nos documentos, deve ter em consideração as informações sobre dimensão e zona de proteção. Não se deve converter o logótipo para cores que não as referenciadas anteriormente. Apresentam-se alguns exemplos do que NÃO se deve fazer: Alguns exemplos de usos indevidos: • distorções do logótipo; • alteração da posição dos elementos; • alterações das soluções cromáticas; • utilização de tipografia não contemplada; • variantes formais não previstas; • aplicações indevidas sobre fundos.
ELEMENTOS GRÁFICOS SÍMBOLO PADRÕES
20 ELEMENTOS GRÁFICOS SIMBOLO O símbolo Eshterisco pode ser utilizado como elemento gráfico decorativo, mas não como representação única da marca ESHTE. Pode ser usado com as cores institucionais, amarelo e vermelho, e com as cores neutras, branco, preto e cinzento. Ex.: Roll-Up Institucional com a utilização do Eshterisco como elemento gráfico decorativo. www.eshte.pt SIGA-NOS Tel. 210 040 700 info@eshte.pt
21 Através do grafismo circular do lettering da sigla ESHTE, podemos criar elementos gráficos circulares. Os círculos podem ser usados com as cores institucionais, amarelo e vermelho, e com as cores neutras, branco, preto e cinzento. Podem ser usados de forma singular ou padronizada. Exemplos de padrões Elementos circulares ELEMENTOS GRÁFICOS PADRÕES
SUB-MARCAS CENTROS DE INVESTIGAÇÃO POSITIVO E NEGATIVO
23 SUB-MARCAS CENTROS DE INVESTIGAÇÃO O Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) é uma unidade funcional cuja missão consiste na implementação e no desenvolvimento de ações ou programas de investigação e desenvolvimento, abertos à participação de pessoal docente, não docente e investigador da ESHTE, ou ainda a pessoas e entidades externas com as quais a ESHTE escolha cooperar. O logótipo do CIDI é composto por duas cores institucionais, gradiente entre amarelo e vermelho. Pode ser utilizado na versão horizontal ou apenas o símbolo/sigla. A sub-marca CIDI e os seus 3 núcleos são construídos a partir dos elementos gráficos circulares já referidos anteriormente. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PANTONE 130 C CMYK 0 | 25 | 100 | 0 RGB 253 | 195 | 14 HEX fdc300 PANTONE 186 C CMYK 0 | 100 | 100 | 20 RGB 192 | 13 | 13 HEX c00d0d SIGLA E SÍMBOLO ASSINATURA HORIZONTAL
24 SUB-MARCAS UNIDADES ORGÂNICAS O CIDI é composto por 4 núcleos: • Núcleo de Parcerias, Estudos e Serviços Especializados; • Núcleo de Investigação e Divulgação Científica; • Núcleo de Empreendedorismo e Dinamização Empresarial; As cores utilizadas nas assinaturas dos 4 núcleos do CIDI são duas das cores institucionais, vermelho e cinzento. O logótipo poderá ser utilizado na versão horizontal ou apenas o símbolo/sigla. PANTONE 186 C CMYK 0 | 100 | 100 | 20 RGB 192 | 13 | 13 HEX c00d0d PANTONE Cool Grey 8 CMYK 0|0|0|60 RGB 128 | 130 | 133 HEX 878787 ASSINATURA HORIZONTAL | CORES NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
25 SUB-MARCAS POSITICVO E NEGATIVO Embora estas versões sejam secundárias, elas devem ser usadas sempre que: • a reprodução a cores não possa ser usada por questões técnicas de produção; • a reprodução a cores não possa ser usada por questões de legibilidade e contraste. ASSINATURA HORIZONTAL | PRETO NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
26 SUB-MARCAS UNIDADES ORGÂNICAS Os logótipos das submarcas da ESHTE, que têm identidade gráfica própria, são sempre antecedidos do logótipo principal por ordem decrescente de importância. Isso significa que, ao apresentar qualquer material gráfico, publicitário ou assinatura de e-mail, o logótipo principal da ESHTE deve estar em destaque, seguido pelos logótipos das submarcas de acordo com a sua hierarquia de importância. Essa organização visual não só reforça a marcamãe como também mantém uma coerência e uniformidade na comunicação, assegurando que todas as submarcas estejam claramente associadas à ESHTE e aos seus valores. ASSINATURA HORIZONTAL CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
27 SUB-MARCAS UNIDADES ORGÂNICAS ASSINATURA VERTICAL CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
28 NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO SUB-MARCAS UNIDADES ORGÂNICAS POSITIVO E NEGATIVO ASSINATURA HORIZONTAL
29 SUB-MARCAS UNIDADES ORGÂNICAS POSITIVO E NEGATIVO ASSINATURA VERTICAL CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
30 SUB-MARCAS UNIDADES ORGÂNICAS POSITIVO E NEGATIVO ASSINATURA HORIZONTAL NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
31 SUB-MARCAS UNIDADES ORGÂNICAS POSITIVO E NEGATIVO ASSINATURA VERTICAL CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NÚCLEO DE PARCERIAS, ESTUDOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
IDENTIDADE VISUAL NORMAS GRÁFICAS VERSÃO 03 | MAIO 2024 DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARQUIVO HISTÓRICO
www.eshte.ptRkJQdWJsaXNoZXIy MTE4NzM5Nw==