Derecho del Turismo en las Américas

Marco Regulatório do Turismo pela OMT Mario Carlos Beni 1 Introdução; Overtourism vs Undertourism ; A Evolução Tecnológica e os Impactos na Gestão Estratégica e no Marketing do Turismo: e-Tourism ; O Consumidor de Produtos e Serviços de Turismo da Hipermodernidade; A Desigualdade como Desafio Sistêmico; Bibliografia. INTRODUCÇÃO OTurismo está sujeito a vetores de transformação de diferentes origens advindas da ausência de sustentabilidades: ambientais, sociais, culturais, econômicas e político‑institucionais. Recentes acontecimentos revelam tendências de con‑ sumo praticamente nulas, em razão de uma pandemia global que nos assola. Até então, estávamos numa curva ascendente nas viagens corporativas e de lazer, tendo 2019 fechado com 1.326,5 bilhões no tráfego turístico mundial. Se somar‑ mos a esse número o tráfego turístico interno de cada país, chegaríamos a quase 2.700,9 bilhões de viajantes em todo mundo. Hoje, segundo as projeções para 2020, esse número seria de aproximadamente um terço, ou seja, 949 milhões. Esse número em grande crescente parte foi obtido pelas inovações tecnológi‑ cas e as novas plataformas de reservas e serviços que praticamente dominaram o mercado nos últimos dez anos, comprometendo as empresas tradicionais de via‑ gens, redes hoteleiras e agências e consolidadoras de viagem, hospedagem e alimentação, eventos feiras, congressos e convenções. Entretanto, também são de referir outros fatores, como as mudanças climáti‑ cas, a retratilidade econômica, as convulsões sociais, a imigração em massa, a instabilidade política, a insegurança nos modais de transportes, os riscos meteo‑ 1 Prof. Dr. Mario Carlos Beni, Titular Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Aposentado.

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