Derecho del Turismo en las Américas

660 DERECHO DEL TURISMO EN LAS AMÉRICAS rarear‑se por um longo tempo, até porque viveremos uma recessão maior que o mundo experimentou, e o turismo é um artigo de luxo na escala de gastos essen‑ ciais. Claro que nós, pesquisadores e docentes, devemos trabalhar um novo tempo – as prioridades precisam urgentemente serem repensadas. A primeira é investir no turismo doméstico, que estava indo muito bem, tendo fechado o ano passado com quase 90 milhões de US$. Quanto ao receptivo internacional, nunca estivemos bem, girando entre 6 a 7 milhões nos últimos anos, com um deficit de 13 bilhões de US$. Paralelamente, teremos de investir com veemência na América Latina, que deverá ser o nosso grande mercado, dado que, do recep‑ tivo internacional acima mostrado, 60% é representado pela América do Sul. O próprio modelo de gestão pública do Turismo precisa ser urgentemente repen‑ sado com instrumentos mais ágeis e iniciativas público privadas. Entendo o Novo Turismo na Economia Colaborativa e Compartilhada. A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS IMPACTOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA E NO MARKETING DO TURISMO: E ‑ TOURISM As ferramentas tecnológicas ofereceram oportunidades sem precedentes para o controle de gestão e coordenação concentradamente do setor de turismo, muito embora, nunca foram devidas e, necessariamente, regulamentadas pela OMT como seria indispensável. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) devem ser consideradas como uma gama completa de tecnologias eletrônicas, de computação e de telecomunicação, incluindo todo o hardware , software e netware necessários para o desenvolvimento e operacionalização da infroestrutura de uma organização. A convergência observada, nos últimos dez anos, entre a inter‑ net e as TICs integrou efetivamente toda a gama/conjunto de hardware , software , groupware , netware e humanware , tornando tênues as fronteiras ente os equipa‑ mentos e softwares . Assim, as TICs são um sistema integrado de software e equipamentos conectados em rede, que permitem o processamento eficaz de dados e comunicação para o desempenho das empresas operadoras de turismo. O que provocou uma verdadeira diástase nas operações e transações no turismo, mudando a forma o formato e todo o aparato. A Internet permite a distribuição imediata de informações e serviços de forma global e veio revolucionar a interatividade entre os usuários do computa‑ dor em sua forma mais portátil – os celulares. Esta funciona como uma janela para o mundo exterior, facilitando a interatividade entre as organizações e gran‑

RkJQdWJsaXNoZXIy NzgyNzEy